Por que sua empresa precisa produzir conteúdo?

por | 23 maio, 2019 | Estratégias de Marketing

Conteúdo é o novo anúncio para as empresas que buscam uma forma de se diferenciar, principalmente no meio digital.

Um dos diferenciais que as mídias sociais trouxeram para o mundo da publicidade, em relação à mídia tradicional, é que agora há uma grande necessidade de produzir conteúdo de qualidade nas mídias digitais. O que gera muito mais confiança na informação, além de que ela pode ser acessada onde e quando as pessoas quiserem. A fácil possibilidade de pular um anúncio após 5 segundos no YouTube, é um bom exemplo da maior autonomia do consumidor.

No livro Marketing 4.0 de Kotler (2017), um dos nomes mais conhecidos no mundo do marketing, é abordado o conteúdo como uma nova forma de anúncio. Ele aponta as diferenças entre o modelo de anúncio convencional (onde as empresas têm objetivo de apenas vender seus produtos ou serviços), e o marketing de conteúdo, que contém informações que sejam interessantes, relevantes e úteis para seu público. Tais informações tem o objetivo de gerar conversas sobre esse conteúdo, já que atualmente a possibilidade de interação com o público é muito mais fácil e rápida.

Produzir Conteúdo no ambiente digital como a nova Forma de Anúncio

Através do marketing de conteúdo as marcas podem oferecer conteúdo original e de qualidade, que ao mesmo tempo contam histórias sobre elas. É através da internet que esse tipo de comunicação vem ganhando cada vez mais força, pois a transparência trazida por ela, permite agora ao consumidor conversar e descobrir a verdadeira essência das marcas.

No processo de produção de conteúdo, é importante entender que não é apenas uma versão mais longa de um anúncio, e algumas vezes, nele é necessário passar informações que não vão diretamente contribuir para aumentar as vendas, mas sim que elas sejam valiosas para o seu público. Para encontrar um bom tema, é preciso considerar que ele tenha relevância para os seus consumidores, e que sejam histórias que reflitam a personalidade da marca.

Conteúdo gera diálogo com o consumidor e autoridade para a marca

O avanço da tecnologia tem um grande valor nesse processo de gerar diálogo com o consumidor. Além disso, produzir conteúdo, dentro do meio digital, ajuda a dar confiança na empresa que o faz e esse trabalho pode gerar ótimos resultados. E isso se torna mais econômico e reduz a dependência que as marcas tinham da mídia tradicional.

Para o sucesso em uma campanha de marketing de conteúdo, é necessário criar algo original e com tomadas decisões, como por exemplo, o canal de distribuição, de forma a atingir de maneira eficaz o público desejado, por isso, a importância de um bom planejamento antes de qualquer ação.

Através das análises de resultados de campanhas de marketing de conteúdo, é possível identificar oportunidades de melhoria, como em temas, formatos e canais. Por se tratar de um conteúdo muito dinâmico, melhorias podem ser feitas com o passar do tempo. O profissional de marketing pode avaliar melhorias e decidir mudar a abordagem, porém, é importante entender, que em grande parte dos casos é necessário um tempo para exercer impacto aos consumidores, exigindo assim persistência e regularidade na implementação.

Com a maior autonomia por parte do consumidor, ao escolher as propagandas que deseja ver ou não, produzir conteúdo nos dias de hoje permite com que as pessoas queiram acompanhar as empresas que geram informações relevantes para a sua vida.

Ao saber que determinada marca se preocupa com os seus clientes, o consumidor começa a criar confiança na empresa e se interessar por acompanhar sempre o que é postado por ela. O que acaba gerando um aumento no número de seguidores nas redes sociais, maior engajamento e mais visualizações em postagens. Isso posteriormente pode ser positivo nas ações promocionais e que visam vender produtos e serviços da empresa, gerando resultados de vendas e lucros.

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Autora:

Pâmela Ribeiro

Pâmela Ribeiro

Criação / Web Designer

Cursando o quarto ano de Publicidade e Propaganda na USC, vencedora do Expocom Sudeste 2018, é formada como técnica em impressão gráfica pelo SENAI. Tem experiência profissional como Designer Gráfico e Web Designer.

Colaboradora:

Mariana Vasconcelos

Mariana Vasconcelos

Jornalista

Jornalista, pós-graduada em Gestão da Comunicação nas Mídias Digitais, atua com marketing de conteúdo e mídias digitais.